Pindaíba: Saia dela em três passos
- Cesar Piorski
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura
A maioria das pessoas (físicas e jurídicas) com sérias dificuldades financeiras compartilham de uma mesma crença, qual seja: “preciso de dinheiro para resolver meus problemas”.

Além de falsa, esta crença é desastrosa, visto que nos estimula a incorrer em riscos desnecessários, buscando avidamente soluções milagrosas. Lamentamos informar, mas assim como o dinheiro jamais deixará você rico, ele também jamais quitará suas dívidas.
Visto que o primeiro passo para sair de um buraco é parar de cavá-lo, segue abaixo três atitudes e comportamentos que permitirão não apenas você parar de cavar o buraco, mas também a sair dele de maneira rápida.
# Resolva suas pendências
Obviamente que não são apenas os boletos que estão em atraso, mas também muitas outras pequenas coisas estão longe de sua atenção, como seria o caso, de um chuveiro a espera de conserto, uma torneira que precisa de pequeno reparo por mais de dois anos, a lâmpada do forno que queimou ano passado e assim ficará ad eternum, isso para citar alguns exemplos muito simples, porém muito reveladores da sua atitude para com as situações de desconforto.
Dado que o fazer leva ao ser, o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais próspera consiste em fazer uma lista com todas as pendências e ao lado destas, anote os recursos necessários (sejam eles financeiros, emocionais, etc.) para resolvê-las, de maneira que aquelas pendências com recursos disponíveis receberão sua atenção imediata. Em seguida, para todas aquelas em que não há recursos imediatos, ordene-as por ordem decrescente (da maior para a menor) de prioridades.
# Aprenda a estabelecer prioridades
Seu sucesso em qualquer dimensão está diretamente relacionado a sua capacidade de estabelecer prioridades, ou seja, compreender o que deve ser considerado primeiro.
Nesse sentido, os recursos devem ser direcionados prioritariamente para as ações que resultem em maior ganho e menor custo (i.e que precisem de menos recursos em comparação ao ganho).
Assim, o ideal é que você priorize as dívidas maiores ou aquelas sob a qual incide uma maior taxa de juros, visto que serão estas que crescerão mais rápido (ex: cheque especial terá prioridade sobre o cartão). Outro critério que muito auxilia ao estabelecer prioridades consiste em avaliar as consequências imediatas de determinada atitude, por exemplo: aquela porção a mais que você pediu no barzinho pode representar o atraso no pagamento da conta de energia.
Nosso curso Economia para Leigos é direcionado ao entendimento e prática deste tipo de questão, de maneira a habilitá-lo a tomar melhores decisões no seu dia-a-dia.
# Assuma o senso de propósito
Boletos em atraso, pequenos reparos jamais realizados, e muitas outras pendências tem uma única origem: a falta de compromisso. Nesse sentido, ao executar seu plano de saída da pindaíba, o ideal e que você tenha em mente o verdadeiro motivo pelo qual está fazendo isso, neste caso, ajuda bastante pensar nos benefícios que isso trará para a família, filhos e na própria paz de espírito.
Manter o senso de proposito firme em sua mente ajudará a você sair do buraco de maneira rápida e sem grandes sacrifícios, de maneira que uma vez expurgada a pindaíba da sua vida e usufruindo de uma vida mais abundante, você jamais vai querer voltar para ela pois compreendeu que o que faltava não era dinheiro e sim atitudes adequadas.
Comentarios